Páginas

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Quais os benefícios da leitura


Qual a idade certa para insermos a leitura na vida dos nossos pequeninos?
Alguns dizem que desde a barriga é importante que a criança ouça a nossa voz tanto lendo como cantando... sempre li a biblia para nossa pequenucha e hoje ela fala mamãe "biba Jesus"....é tão lindo...nos cultos ela já sabe a hora certa que vamos abrir a bíblia, quando canta a musica ela diz mamãe a "biba"....


 Vivemos num mundo hipermoderno, onde há uma clara perda de valores e uma aculturação da sociedade. Todos estamos excessivamente ocupados com nosso crescimento laboral e econômico e acabamos esquecendo ou dando muito pouca importância ao crescimento intelectual. Na atualidade, é muito pouco comum vermos pessoas que leiam com frequência e desfrutem desse prazer em sua vida cotidiana. O que elas – e muitos dos que sim leem – não sabem é dos benefícios da leitura para nossa saúde.

Ler é um exercício para nossa mente: ajuda a manter o cérebro em ordem para realizar suas funções de maneira sempre perfeita. Enquanto lemos, o cérebro necessita pensar mais, o que pode tornar as pessoas que tem esse costume – dizem – “mais inteligentes”. Mas, como todo exercício, para ter seus resultados, deve ser feito com regularidade.
Sabemos que o estresse é um fator causante de várias doenças sérias. Pois bem, a leitura pode ser uma forma prazerosa de combatê-lo. A beleza da linguagem tem um poder de acalmar o estresse, especialmente a da ficção e a poesia.

A leitura pode aumentar o poder de memória do cérebro imediatamente. Ler estimula o cérebro e esse estímulo ajuda a prevenir desordens do cérebro, como a doença de Alzheimer. Estudos provam que ler livros, revistas e fazer palavras cruzadas podem retrasar a perda de memória.
Para quem está acostumado a ler antes de ir para a cama, a atividade atua como um alarme para o corpo que avisa que é hora de dormir. A leitura o ajudará a alcançar um sono profundo e acordar renovado no dia seguinte.

Os amantes da literatura também costumam desenvolver uma maior facilidade para se concentrarem e habilidades de objetividade e toma de decisões.
Agora que você já conhece esses benefícios da leitura, que tal passar menos horas na frente da televisão ou do computador e tirar um tempinho livre para se apaixonar por ela?


Jesus continue te abençoando!!!!

Nenhum comentário: